Publicações sobre Banana
Espaço destinado ao compartilhamento de publicações relevantes sobre Turismo de Base Comunitária (TBC) e das Indicações Geográficas da Banana.
O caso das bananas da região de Corupá: Coordenando inovação e tradição para a qualidade de vida comunitária
O presente trabalho tem como objeto demonstrar como a Região de Corupá tem coordenado o uso da inovação e da propriedade intelectual para valorizar as práticas tradicionais da bananicultura, e como a parceria com Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) podem apoiar neste desafio.
Denominação de origem "Banana Mais Doce do Brasil" na região de Corupá: patrimônio cultural e impactos sociais
A proposta visa apresentar o projeto de pesquisa desenvolvido no Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, cuja problemática é: Quais os impactos que o processo de candidatura da Denominação de Origem: “Banana da Região de Corupá” provocou para o patrimônio cultural da região e sua relação com o desenvolvimento em escala humana da sua população?
Indicação Geográfica e Turismo: o caso da "Banana mais doce do Brasil"
A cidade de Corupá se localiza ao norte do estado de Santa Catarina, conta com aproximadamente 15 mil habitantes e se destaca na atividade da bananicultura, uma tradição que conta com cerca de 110 anos na cidade, tendo sido iniciada pelos imigrantes de origem alemã que se estabeleceram na antiga colônia Hansa Humboldt, hoje município corupaense.
Patrimônio Imaterial da Bananicultura da região de Corupá e Indicação Geográfica: Reflexões sobre os impactos sociais do processo de denominação de origem "Banana mais doce do Brasil"
A presente proposta visa apresentar o projeto de pesquisa desenvolvido no Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, da Universidade da Região de Joinville – Univille, o qual visa verificar quais são os impactos que o processo de candidatura da Denominação de Origem: "Banana da Região de Corupá" provocou para o patrimônio cultural da região e sua relação com o desenvolvimento em escala humana da sua população.
Turismo e Indicação Geográfica: a denominação de origem da banana da Região de Corupá, Santa Catarina, Brasil
A comunicação objetiva estabelecer reflexões acerca do processo de Indicação Geográfica (IG) por Denominação de Origem (DO) da banana da Região de Corupá, Santa Catarina, e sua potencialidade para o desenvolvimento sustentável. Iniciado em 2016, obteve o registro em 2018 pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).